Saturday, November 3, 2007

Mais crimes sobre as vítimas do caso Casa Pia

Do Público de hoje. Onde se pode ver que, para lá dos pedófilos, há mais criminosos relacionados com este processo. Como podemos calar esta violência sobre as vítimas!?

"Perícias podem afectar ritmo do julgamento da Casa Pia

03.11.2007, António Arnaldo Mesquita

A repetição das perícias para avaliar da credibilidade de testemunhas e eventuais vítimas pode afectar o andamento do julgamento do processo da Casa Pia, que tinha previsto o fim da fase de produção de prova para o final do ano, admitiu fonte judicial ontem contactada pelo PÚBLICO.

A decisão da juíza-presidente, Ana Peres, vai exigir a realização de novos exames, a elaboração de relatórios, que serão posteriormente notificados ao colectivo, à acusação e à defesa.

Quando os psicólogos tornarem pública a sua análise, não será de excluir que qualquer das partes, defesa ou acusação, venha a contestar as suas conclusões, abrindo-se uma fase de alegações e de contra-alegações. Esta eventual polémica terá um desfecho que pode ocorrer quando o colectivo tiver terminado a inquirição das testemunhas e pode implicar a reabertura da produção de prova.

Não está igualmente excluído que os alvos das novas perícias venham a repetir a posição que adoptaram há cerca de um ano, quando se recusaram a ver novamente avaliada a sua credibilidade e perfil pessoal. Esta atitude pode, igualmente, suscitar novas controvérsias e levar a defesa a impugnar aquela posição de recusa.

As suspeitas de abusos sexuais na Casa Pia foram tornadas públicas na comunicação social em Novembro de 2002. O Ministério Público iniciou as investigações, e o julgamento começou dois anos depois.

Foi em Novembro de 2002, na sequência de uma entrevista à jornalista do Expresso Felícia Cabrita, que se tornaram conhecidas as suspeitas de abusos na Casa Pia".

No comments:

Post a Comment

Comentários são bem-vindos.